Olá pessoal, hoje o ARK Blog leva vocês para conhecer os sets de filmagens de grandes filmes. Vamos falar do estilo, decoração, mensagens que os ambientes querem passar e truques que os cineastas usam ao montar a ambientação de seus filmes de sucesso.
O HOBBIT:
Dan Hennah, Design de Produção
Ra Vincent and Simon Bright, Decorador do Set
A história se passa 60 anos antes da trilogia de O SENHOR DOS ANÉIS na terra média. Para o set de Rivendell o estilo art nouveau foi o escolhido pelos designer para criarem a atmosfera feminina e delicada do mundo dos elfos. Até as trepadeiras se fundem com a decoração e lembram as ilustrações do artista Alphonse Mucha.
LES MISERABLES:
Eve Stewart, Design de Produção
Anna Lynch-Robinson, Decorador do Set
Anna Lynch-Robinson, Decorador do Set
Filmado em 12 semana, a adaptação a obra de Victor Hugo recebeu oito indicações ao OSCAR 2013. Os produtores e Designers do longa transformaram o Museu Nacional Maritmo da Inglaterra em local ideal para o set de filmagens do filme. Nos seus arredores as ruas medievais serviram para recriar a França do século XIX. o Elefante da Bastilha foi um monumento erguido por Napoleão para demonstrar seu poder militar já que o animal representa força e seu porte passa a sensação de segurança e estabilidade.
Mais de 200 escultores, pintores e carpinteiros foram encarregados de transformar as ruas estreitas nas ruas parisienses da época. O fotógrafo Chales Marwille catalogou a cidade de Paris antes da reforma de Haussman e suas fotos foram usadas de referência pela produção do filme para a criação dos cenários.
A VIDA DE PI:
David Gropman, Design de Produção
Anna Pinnock, Decorador do Set
Anna Pinnock, Decorador do Set
A adaptação do Best Seller de Yann Martel que conta a história de um jovem indiano que depois de um naufrágio fica preso em um bote junto de um Tigre de Bengala e conta suas estratégias de sobrevivência foi um sucesso também nos cinemas. Como a história se passa no oceano era preciso escolher cores contrastantes para que o espectador não tirasse os olhos do bote. Para o seu exterior o branco foi escolhido para navegar pela imensidão azul e seu interior alaranjado para deixar o ambiente ainda mais atrativo nas cenas. As cores azul, branca e alaranjada acabaram se tornando a paleta principal do filme e durante todo ele é possível ver a variação destes tons em diversos elementos.
O famoso jardim botânico indiano que foi construído pelos franceses tornou-se a fachada do Zoológico da família de Pi. A fachada clássica passava a sensação de tranquilidade e espiritualidade tão presente na família de Pi.
LINCOLN:
Rick Carter, Design de Produção
Jim Erickson, Decorador do Set
Jim Erickson, Decorador do Set
Steven Spielberg é o diretor responsável por contar a história de um dos presidentes mais marcantes da história dos Estados Unidos. A cidade de Virginia nos Estados Unidos foi a escolhida para o set de filmagens da cidade. A arquitetura clássica muito utilizada na época é bem marcante no cenário. Os ambientes internos são sóbrios e com muita madeira, o que é bem comum nos espaços americanos até hoje. A Sala da presidência na Casa Branca possui a parede forrada de mapas e fotos que contrastam com o papel de parede escuros criando figura e fundo. Cartas e livros forram a mesa do presidente e ajudam a entendermos melhor o presidente Lincoln.
Muito interessante não? Cada set de filmagem possui uma história e uma intenção.
Até a próxima
Arq. Renata Guzzatti
Nenhum comentário:
Postar um comentário