Estou extramente feliz e realizada em compartilhar com vocês esta notícia. Eu juntamente com mais dois colegas arquitetos, Debora Vieira Rocha e Rodrigo Fabre Feltrin, participamos do 1º PRÊMIO CDA DE ARQUITETURA PROJETANDO O BEM e ficamos com o 2º Lugar da premiação. O concurso tratava-se de criar o projeto da Casa Modelo da APAE de Criciúma (SC), uma casa onde os alunos da APAE pudessem treinar e exercer as tarefas diárias como escovar os dentes e arrumar a cama para poderem viver suas vidas de forma independente.
Os Arquitetos: Debora Vieira Rocha, Rodrigo Fabre Feltrin e Renata Guzzatti respectivamente.
A Casa Modelo deveria apresentar quarto, sala de jantar e estar, cozinha, banheiro e área de serviço em ambientes não muito espaçosos já que não tinha a função de moradia. Ainda assim em nosso projeto visando os alunos portadores de limitações físicas planejamos os espaços com diversos pontos de giro para cadeira de rodas. O espaço do projeto era bem pequeno e por isso a casa não passaria de 50m².
Vamos ao projeto:
O Terreno possui uma linha diagonal bem representativa e que contorna a circulação principal a sua frente de forma bem orgânica. Utilizamos as linhas do terreno para servirem de base para a nossa planta baixa. Dessa forma manteríamos a memória do espaço e a circulação conforme é conhecida hoje. A quebra da linha principal (a diagonal do terreno) também foi reproduzida na planta resultando na total integração do projeto com o local a ser inserido.
Planta de Cobertura e Situação
Planta Baixa - Giros da cadeira de rodas se repetem em diversos ambientes.
A planta baixa possui um acesso principal fronta e um secundário aos fundos deixando a casa com acesso fácil. No Banheiro foram colocadas barras de metal para suporte dos usuários. A maneira como foi locada no terreno faz com que a casa receba e abrace seus visitantes. A forma da edificação veio das crianças. A primeira forma remete ao desenho mais simples que representa uma casa. Quando a criança desenha uma casa é um quadrado com triangulo em seu topo, esta imagem primária foi a escolhida para representar a parte do projeto que compreende o dormitório por ser a parte de aconchego e proteção. A área de convivência foi colocada na parte retangular que se encaixa na "casinha"como blocos de montar remetendo novamente as crianças com suas brincadeiras.
Vamos as imagens:
Só Alegria! Agora vocês entenderam porque eu estava sumida. Voltei e bem feliz!
Até a próxima
Arq. Renata Guzzatti - ARK
Nenhum comentário:
Postar um comentário