segunda-feira, junho 03, 2013

A repetição na decoração.



Alerta de super tendência na decoração! A repetição vem com tudo nesta temporada para encher nossos ambientes.


Baseada na decoração industrial, a repetição de objetos na decoração vem para trazer modernidade e movimento aos ambientes. A repetição pode ser de objetos iguais ou pertencentes a ama mesma família, depende da intenção do seu ambiente.


A repetição pode aparecer em qualquer ambiente, basta ter personalidade. Repetição de objetos iguais trazem simetria e equilíbrio, são ideais para pessoas organizadas e clássicas. Repetição de peças diferentes são para pessoas ousadas, criativas, falantes e cheias de energia. As peças diferentes quando agrupadas dão movimento ao espaço e vida, enquanto as peças iguais são estáticas e firmes.


Se você possui peças iguais porém quer dar movimento e jovialidade ao espaço invista em colocá-las em alturas diferentes forçando o movimento do olhar. Pegue uma imagem e corte-a em partes, pendura as três peças na parede com intervalos em branco. Você terá um quadro na parede maior e feito no molde da repetição.

Para não errar ou exagerar na hora de fazer a repetição lembre-se dessas dicas:

- Ao utilizar peças diferentes cuide para que elas tenham algo em comum. Pode ser cor, interior, formato. Algo nas peças deve ser de denominador comum.

- Cuide com o tamanho do ambiente. Colocar coisas demais penduradas no teto pode sobrecarregar o espaço. Crie um limite imaginário ou físico. Se no chão tiver um tapete não passe do limite dele, ou imagine que tenha um tapete que una as peças. Ao colocar acima de uma mesa não passe da mesma.

- Repetir peças iguais pode ser um perigo. Cuidado para não criar um "muro" de peças.

- Bom senso na hora de escolher a cor. Peças diferentes já chamam a atenção, não crie um carnaval.


A repetição pode acontecer com diversos objetos além de quadros e luminárias. Almofadas, vasos, cadeiras, caixas, garrafas... Solte a imaginação.


No ambiente acima a Débora Aguiar repetiu os bancos de forma simétrica assim como os espelhos ao fundo, o verde cria ritmo ao se posicionar ao meio guiando os olhos. 


É uma tendência super divertida.
Até a próxima
Arquiteta Renata Guzzatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário