quarta-feira, setembro 12, 2012

Teoria das cores em movimento.


Há muito tempo que arquitetos e designers vem estudando o efeito das cores na percepção humana. Cores frias tendem a dar a impressão de distância e por isso são muito usadas para psicológicamente aumentar o espaço. As cores mais quentes causam o feito contrário, elas aproximam os limites. Cores quentes são usadas para criar ambientes aconchegantes e por isso aparentam diminuir o espaço e as distâncias. 

Os projetos que trago hoje para você conhecerem pertencem um ao Softlab  e o outro ao Olafur Eliasson são ótimos exemplos do que falei no parágrafo acima. Os dois trabalham com cores quentes e frias em um mesmo ambiente onde as cores passam em degradê formando um arco-íris de sensações. A pessoa quando passa do vermelho ao alaranjado até chegar no verde sente como se o espaço diminuísse e o contrário também é válido. 

Brincar com a percepção do observador é outro ponto muito interesante que o arquiteto explora em seus projetos. E sem dúvida estes dois Arquitetos estão fazendo isso com muito profissionalismo.
Deixo vocês com os projetos deles. O primeiro é dentro de uma grande sala e trata-se de uma espécie de ponte colorida. O segundo projeto é um mirante que fica acima de um edifício existente.
Até a próxima
Renata Guzzatti - ARK

Projeto: Softlab







Projeto: Olafur Eliasson







Nenhum comentário:

Postar um comentário