quinta-feira, julho 26, 2012

Arquitetura para idosos!


Hoje comemora-se o dia do dos avós. Isso pois hoje é dia de Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo.
Pensando nos vovôs e vovós decidi escrever hoje sobre arquitetura voltada para a terceira. idade. Com o passar dos anos, nosso corpo já não mais realiza suas atividades como em outrora. Por isso adaptar nossa casa para que seja o mais segura é pensar na qualidade de vida do nosso futuro. 
Vou falar aqui alguns cuidados que devemos ter ao planejar o espaço para nossos avós. Para facilitar vou por ambientes:

Quarto:
Tranquilidade e conforto são as palavras de ordem. Para o idoso é importante ter um interruptor ao lado da cama. Ao surgir a necessidade de levantar-se com o interruptor ao lado pode-se evitar tropeços e quedas a noite. 
As mesas de cabeceiras, ou os criados mudos, devem sempre estar 10cm acima da cama, esta o ideal é que seja uma cama box, assim o idoso para sair da cama não precisa realizar muito esforço basta se deslocar.
Puxadores do tipo alça são mais indicados por não prender a roupa quando passamos, dê preferência ao de alça cuja extremidade se fecha para a porta.
Evitar cortinas, acumulam muito pó e podem se enrolar no idoso. Persianas são maisclean  e fáceis de utilizar.
Um outro detalhe é que no quarto do idoso sempre devemos encontrar uma cadeira ou chaise ou até recamier para que o idoso possa se sentar para colocar o sapato.



Banheiro:
O banheiro é conhecido pelo idoso como o local onde mais ocorrem os acidentes. Utilizar piso anti-derrapante e ter o interruptor logo na entrada do local são detalhes importantes e que garantem a segurança do idoso.
O box de banho deve possuir barras de segurança nas suas laterais para o idoso se apoiar. Nessa idade perder o equilíbrio ocorre com frequencia, por isso as barras são fundamentais.
Evitar banheiras! Dependendo da idade, entrar e sair da banheira pode ser uma atividade arriscada.
Pensar no box planejando-o para que caibam duas (2) pessoas. Para o caso do idoso precisar de ajuda no banho.
É importante que no chuveiro haja um chuveirinho e que sua altura seja de fácil acesso as mãos do idoso.
No box do chuveiro é importante pensar em colocar uma banqueta para caso o idoso se canse, possa sentar e tomar o banho relaxado.




 A saboneteira assim como qualquer outro utensílio, deve estar fixado no móvel. O box de banho deve ser feito de material resistente e até inquebrável para caso o idoso caia ele não se despedace podendo vir a machucar o idoso. Não utilizar prateleiras e nichos de vidro ou qualquer superfície pontiaguda. O espelho deve possuir iluminação própria e pode-se optar por espelhos de aumento.



Ambiente externo - entrada:
Evitar tapetes que podem fazer o idoso tropeçar.
Utilizar piso anti-derrapante e a mesma fechadura de alça antes citada ou tipo alavanca. A fechadura deve ter a chave acima da maçaneta para facilitar. O acesso não deve possuir barreiras, portanto, nada de degraus!


Cozinha:
Pia e bancada devem ter altura entre 85 e 90 cm. As torneiras devem ser de fácil manuseio e os armários não muito altos.
Os objetos mais pesados devem ficar em prateleiras mais baixas e os mais usados em locais de mais fácil acesso.
Gavetas com fácil abertura e trava de segurança. Evitar prateleiras de vidro e superfícies cortantes.
Os  fogões devem possuir seus botões na parte da frente e sistema que feche o gás automaticamente se a chama se apagar
O aquecedor deve estar fora da cozinha e se houver bujão de gás, fora de casa!



Área de Serviço:
Para a área de serviço o tanque e a tábua de passar devem ser adequados para uso na posição sentada e evitar escadas dobráveis. Novamente os pisos devem ser anti-derrapantes.

Sala de Estar e Jantar:
Se o idoso tem dificuldade de visão, coloque lâmpadas mais fortes e matenha a circulação sempre livre de obstáculos.
As poltronas e sofás devem ter por volta de 50cm de altura e com design que facilite sentar e levantar. Profundidade: 70 a 80 cm. Os assentos não devem ser muito macios, prefira móveis com cantos arredondados. 
As cadeiras devem ter encosto alto e apoio lateral já as mesas de apoio devem ter altura média de 60 cm.
A mesa de jantar deve ter altura de 75cm e bordas arredondadas. Lembrar sempre de evitar tapetes.



Arquitetura se moldando as necessidades! Feliz dia dos Vovôs! 
Att
Renata Guzzatti - ARK

Nenhum comentário:

Postar um comentário