segunda-feira, janeiro 28, 2013

Projeto de Extensão do Museu Guggenheim de Nova Iorque


É hora de polemizar. Acima a imagem do museu Solomon R. Guggenheim em Nova Iorque. Um lindo projeto modernista realizado pelo grande arquiteto Frank Lloyd Wright. Um marco na arquitetura e referência para diversas gerações. Sua claraboia central é uma obra de arte a parte.


O museu que finalizou sua construção no fim dos anos 50, hoje já não comporta a demanda de artistas que querem expor seus trabalhos nele. Pensando nisso o escritório de arquitetura Oiio Architecture Office, que possui sede em Nova Iorque e Atenas, realizou um projeto de extensão para o museu.

Trata-se de um projeto bastante ousado e na minha opinião até agressivo. A ideia central é aumentar os anéis que dão forma ao museu a ponto de que o mesmo aumente de 5 pavimentos para 3 vezes o seu tamanho. 


Além de descaracterizar o desenho original a intervenção bloqueará a visão do edifício administrativo atrás da claraboia. "E se nós decidíssemos que precisamos de mais andares no Guggenheim?" é a pergunta dita por um dos arquitetos da equipe.


O conceito mantém as rampas circulares de Wright e a Claraboia central, a única alteração ocorreria em seu tamanho. As rampas correriam por 13 pavimentos e no décimo quarto andar estaria uma grande sala que contemplaria a claraboia, nesta sala poderia estar um restaurante que sem dúvidas teria um visual único.

Mas vamos entender melhor o projeto.


Na imagem acima: as plantas dos pavimentos propostos. 

Segundo a Oiio Architecture Office o nome do projeto seria: Guggenheim Extension Story (A História de Extensão do Guggenheim). A equipe já deu esse nome por saber que jamais o Guggenheim irá realmente receber uma ampliação na sua estrutura local (ufa!). 


Caso o projeto saísse do papel a claraboia ficaria muito distante do observador e perderia boa parte do seu encanto, caminhar 14 andares de rampas e amostras em círculos seria muito cansativo e dificilmente as exposições ao topo seriam corretamente contempladas. 

Ainda bem que foi só uma história. 



Até a próxima.
Renata Guzzatti -  ARK


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
fonte: dezeen.com
imagens: dezeen.com/google.com/guggenheim website.




Nenhum comentário:

Postar um comentário