sexta-feira, agosto 17, 2012

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Sobre a Arquitetura



Harry Potter fez aniversário há alguns dias e eu como fã da série assisti a maratona da Warner amarradona! Agora uma coisa que ainda não tinha visto nada sobre era sobre a Arquitetura do filme. Vamos falar da arquitetura principal, onde a maior parte da história se passa,Hogwarts. O castelo possui traços góticos que foram do século XII ao XVI.


 Imagem Catedral de Colônia na Alemanha


 
Imagem de Hogwarts

Como podem observar nas imagens acima, o estilo gótico é famoso pela riqueza de detalhes, por trabalhar a verticalidade se utilizando das coberturas extensas. Além disso suas aberturas também seguem as linhas verticais predominantes na sua estrutura. Por ser um estilo de uma época onde o medo e o temor a igreja ainda dominavam gárgulas e estátuas adornam toda a construção para que as pessoas de fora sempre respeitem a arquitetura e a tenham como o único local seguro.
    

Imagem: Hall de entrada de Hogwarts

Muitas cenas de batalhas e discussões se passam em frente a estas escadas. As esculturas medievais, que no filme se juntam a batalha, lembram muito a entrada das catedrais góticas.
Deixando um pouco Hogwarts vou falar agora da arquitetura das imagens que foram liberadas nas últimas semanas.

Imagem: Casa de Praia Wesley’s 

Pois bem, quando de pensa em construir uma casa de praia o que se deve pensar primeiro? Nos materiais. A casa dos Wesley acima se utiliza de materiais disponíveis no local. Os materiais vão desde de conchas, vegetação e qualquer madeira encontrada. Ponto pro pensamento sustentável! Pelo telhado extremamente inclinado a lógica nos diz que deve chover ou nevar muito no local e ainda que a origem da arquitetura vem de países europeus frios como Holanda, Alemanha.  


Imagem: Banco Gringotts

A imagem do salão do banco nos remete a luxo e grandeza. O uso de materiais nobres como o mármore tornam esse conceito ainda mais forte. Perfeito se formos lembrar que se trata de um Banco.


Imagem: Estrutura Telhado de Hogwarts

Um dos confrontos entre Harry e Voldemort ocorre nestas passarelas que ficam sob a cobertura de Hogwarts. As estruturas são bem fieis as antigas estuturas góticas de Hogwarts e pensando pelo lado cinematográfico, as passarelas estão centralizadas na imagem. Isso hierarquiza os personagens e tornam a cena ainda mais forte. Observe como a estrutura do telhado trabalha de forma crescente até o centro superior da imagem. 
Hogwarts é muito mais do que somente o cenário de uma das franquias mais amadas do mundo. Vou parar de falar da arquitetura dela ou vou ficar aqui pra sempre. Observem como a forma das construções vão muito além de apenas compor a cena.
Quer mais? Clica ali embaixo.




Att,
Renata Guzzatti - ARK

Nenhum comentário:

Postar um comentário