quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Por que contratar um arquiteto?

O post de hoje tem como maior objetivo mostrar que contratar um arquiteto não é exclusividade da classe A e sim a garantia de economia e qualidade para todos os públicos. Pode ser um pouco assustador o processo de contratar um arquiteto, projetar e construir empreendimentos complexos. Mas é isso que hoje o ARK vem desmistificar. Depois deste post você verá o quão importante e tranquilizador é ter um arquiteto em sua obra.


O arquiteto nasceu junto da necessidade de se planejar a construção. Mesmo com a evolução do tempo, mudanças das leis e novas tecnologias, o processo de realização de um projeto continua muito parecido com o de antigamente. 

O trabalho é dividido em fases o que deixa o processo criativo e projetual organizado. Cada fase do projeto tem um propósito diferente e um nível de conteúdo que o cliente tem a expectativa de receber. O contratante (cliente) deve receber cada conteúdo da fase, assimilar e dar seu parecer para então o arquiteto passar para a fase seguinte montando o projeto por etapas e da melhor maneira.



As fases do projeto são:

1) Pré-Projeto: Esta etapa é o momento da pesquisa e levantamento de dados do cliente e do local da obra. É onde será definido os ambientes (programa de necessidades), estilo, tamanho e as demais diretrizes projetuais

2) Estudo Preliminar: É a etapa onde o arquiteto começa a desenhar e colocar no papel as informações obtidas na fase 1.

3) Anteprojeto: Nesta etapa a planta já está definida e o desenho base da fachada também. Começasse o desenho detalhado do projeto com os ambientes bem definidos e layout (mobiliário). 

4) Projeto Executivo: Esta etapa elabora os desenhos necessário para a obra. São detalhes de funcionamento de estruturas, cortes detalhados mostrando funcionamento e ligação entre as partes da obra entre outros detalhes importantes para a construção.

5) Assistência para contratação: É quando o arquiteto realiza os orçamentos e indica os serviços para atender a necessidade do cliente para construir o espaço.

6) Acompanhamento da Construção: Após o fechamento com os fornecedores, o arquiteto visita a obra periodicamente acompanhando a entrega e construção. Cuidando para que tudo seja executado de acordo com o projeto.

O arquiteto é o fiscal e os olhos do proprietário. Ele é a segurança que a obra vai sair conforme os sonhos do cliente.


O arquiteto não trabalha sozinho. Para uma construção acontecer é preciso uma equipe de profissionais envolvida onde cada um desempenha sua função.

Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista e Engenheiro Hidráulico trabalham juntos para tirar o projeto do papel de torná-lo realidade.

Controle de qualidade, prazos e confiança ficam a cargo do arquiteto e ao cliente cabe aguardar o momento da mudança ;)

É um trabalho muito intenso e a arquitetura é uma filha exigente mas maravilhosa!
Até a próxima
Arq. Renata Guzzatti - ARK








Nenhum comentário:

Postar um comentário