segunda-feira, setembro 23, 2013

Shabby Chic

Hoje dei uma entrevista à Denise Possebon do Site Portal SATC falando do estilo Shabby Chic. Fiz uma compilação das respostas e agora apresento à vocês este estilo que desde os anos 90 só ganha força. Em resumo Shabby Chic é o uso de móveis com aparência de desgastado ou usado. Em tradução literal a palavra Shabby "desgastado" e chic "chique".


O estilo surgiu na frança dos anos 60/70. Donas de casa sem condições de decorar suas residências com móveis de última coleção recuperavam móveis descartados pelos ricos da época. Mas o movimento ganhou força nos anos 90 com a decoradora americana Rachel Ashwell que transformou o shabby chic em tendência e abriu lojas especializadas no estilo por todo os Estados Unidos. Ashwell é sem dúvida a maior referência do estilo e lojas americanas como Restoration Hardware também são grande influência e referência pra quem quer apostar no Shabby Chic.


O termo significa "desgastado chique" e o nome traduz exatamente a aparência do estilo. Móveis no estilo Shabby Chic aparentam estar desgastados. Eles são lixados para descascar até um certo ponto criando esta aparência. Algumas vezes também se pinta com outras cores e vernizes por cima de forma aleatória para parecer que o móvel está perdendo a cor.

Para decorar segundo o estilo Shabby Chic primeiro deve-se entender que ele não é o estilo provençal. Muitos pensam que móveis antigos pintados de branco e com vasos de lavanda sobre o móvel já pode ser Shabby Chic. Não. O Shabby Chic permite ser aplicado a todo e qualquer material ou cor. Para decorar com Shabby Chic deve se ter um gosto simples, o estilo é bem usado em casas tradicionais e quartos de bebê. Uma antiga penteadeira pode ser pintada na cor que desejar (sendo tom pastel) e depois receber toques de lixa para descascar a cor em certos pontos. O Shabby Chic se comporta bem sozinho ou ainda mesclando com elementos bem atuais. Todo móvel de madeira serve para o estilo e ainda mesclar com metais rústicos, porcelanas manchadas e vidro/espelho com ferrugem compõem o ambiente Shabby Chic.


É claro que se pode gastar muito em um móvel de grife no estilo Shabby Chic como vemos em todas as grandes lojas de decoração. Mas a grande sacada do estilo é justamente dar o toque pessoal, o "faça você mesmo". Pegar cadeiras velhas, aplicar tinta sem muito capricho e depois judiar da cadeira com uma lixa deixa o móvel bem pessoal e ainda dentro do estilo conforme sua origem. Mas assim como todo estilo há dois tipos de shabby chic. O Shabby Chic de tons pasteis ou inspirados no estilo provençal e o shabby chic inspirado na realeza francesa com móveis de madeira escura, talhada e bem envernizada, com puxadores dourados e um desenho bem clássico, a madeira desse móvel é nobre e antes de receber o verniz ela é lixada em alguns pontos para dar dois tipos de coloração: uma madeira escura e uma mais clara e amarelada.Tudo depende de qual das duas vertentes você vai seguir.


Shabby Chic virou tendência. Aliás o "faça você mesmo" virou e junto trouxe o estilo. As pessoas buscam cada vez mais personalizar e deixar o ambiente único, com sua cara. O Shabby Chic permite isso e ainda deixa o ambiente confortável e bem decorado. Por isso a crescente força do estilo.




Um estilo lindo e totalmente pessoal!
Até a próxima
Arq. Renata Guzzatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário