terça-feira, julho 30, 2013

Projetando Banheiros Pequenos - ARK Blog dá a dica!

Sem desespero pois aquele banheiro pequeno da sua casa vai ficar lindo e maravilhoso! O ARK Blog vai mostrar lindas decorações em banheiros pequenos, ideias criativas e como valorizar o espaço pequeno. Se liga nas dicas vocês vão adorar! 


Vamos começar falando das peças:

1) O Vaso Sanitário: Eu acho essa peça uma das mais importantes do banheiro, ele é sempre mal tratado  e esquecido. Todo mundo quer esconder o vaso, mas o fato é que hoje tem cada peça linda que não vejo por que não tirar partido disso. Escolha modelos menos com linhas retas e tons neutros. Um vaso vermelho não vai ajudar em nada e só vai carregar o espaço, deixe isso para a cuba ou pedra. Um vaso branco ou preto sempre vai dar certo. Normalmente o espaço atrás do vaso é considerado morto. Utilize a parede atrás para colocar nichos, prateleiras e  até um armário aéreo. Deixe uma altura de 1,20m livre e acima utilize o espaço criando mais locais para guardar coisas.










2) Chuveiro: 90cm x 90cm é o espaço mínimo que você vai precisar para tomar banho. Para ocupar menos espaço da sua área livre de banho, ao invés de colocar suporte para xampu crie nichos nas paredes deixando os braços livres para não bater em nada. Isso faz com o espaço pareça ainda maior e seu banho será bem mais confortável. Para banheiros pequenos é melhor tirar a banheira. Ela não é prática e ter que entrar nela para usar o chuveiro nas primeiras semana de uso passa mas depois de alguns meses você não aguenta mais. Aproveite a reforma e se livre dela!








3) Box: Primeiro lugar e o mais importante: Vidro Temperado! O Vidro Temperado resiste melhor ao calor e até mesmo a pressão e peso, ele é mais indicado para a área do chuveiro. Além disso quando ele se quebra ele não se estraçalha no chão. Ele forma um grande tecido quebrado que pode ser removido de uma vez só, bem mais seguro. Os sistemas são muitos: de abrir, correr com roldana, correr com calha, camarão (porta se dobra) entre outros. As de correr sempre são as preferidas pois não tomam espaço dentro do box ou fora. não ocupam nenhum espaço além do vidro já colocado. Opte por elas sempre que der. Os vidros podem ser incolores, fumê (acinzentado), esverdeado, azulado, jateado (fosco, não permite ver o que há do outro lado), liso, texturizado e ainda adesivado. Veja o que pretende e qual se encaixa melhor na decoração escolhida. Box com cortinas são baratos e trazem estilo mas pense que é preciso um cuidado maior no projeto do chão para não vazar água em todo o banheiro, é você quem está indo tomar banho não o ambiente. 









4) Portas: A única preocupação aqui é que a porta não deve bater ou ficar trancada por nenhum móvel ou item do banheiro. Se for preciso crie porta/painel de correr para ocupar menos espaço ainda. Você pode ser criativo mas tente não quebrar a sintonia da casa. Para um banheiro social mantenha a mesma porta do restante da casa. Em caso de suíte pode-se optar por modelos diferentes.



Muito bem agora vamos falar das cubas! 
*CUBAS: Lindas! São sem dúvida o coringa do ambiente. Quando tiver um espaço muito pequeno para fazê-las abandone a ideia de esculpir direto na pedra e escolha as de sobrepor e soltas. Elas vão deixar o ambiente despojado e cheio de identidade. Existem cubas de sobrepor em tamanhos bem pequenos e ideais para todo tipo de espaço. 








Além de todas essas preocupações para deixar o seu pequeno ambiente confortável escolha tons claros e neutros, tons fortes possuem muita presença e podem sufocar o espaço. Uma boa iluminação do espaço também o aumenta e valoriza. Invista em um projeto de gesso e luminotécnico que permita ter iluminação branca e amarela criando diferentes espaços para cada momento. 

Até a próxima
Arq. Renata Guzzatti



2 comentários:

  1. Quantos metros o banheiro teria que ter no minimo para se colocar um box?

    ResponderExcluir
  2. A Empresa Marine Vidros Trabalha com Box de banheiro, Box em Inox, box,
    Espelho, Serviços de Vidraçaria em geral, especializada em colocação de
    Vidros Temperados, Box Para banheiro, Box de Vidro temperado, Box,
    Box com Roldanas Aparentes em Inox, Guarda Corpo de Vidro e Inox,
    Corrimão, Fechamento de Sacada, Espelhos, Espelho com bisotê, Portas
    De Abrir ou de Correr de vidro temperado, com Mola Hidráulica.
    Saiba mais no site https://www.marinevidros.com.br/
    Fone (11) 3136-0754

    ResponderExcluir