sábado, outubro 13, 2012

Estande Feira Casa Pronta em Criciúma 2012 - ARK



Finalmente decidi trazer o projeto do nosso estande na Feira Casa Pronta de Criciúma este ano. Este foi o projeto ganhador da seleção realizada pelo IAB (instituto dos arquitetos do Brasil - núcleo Criciúma) para o espaço do arquiteto na feira deste ano.
 
O estande que projetamos possui um elemento central forte e de destaque. Ele inicia no chão como um tapete vermelho e vai escalando o ar até criar um lugar em seu interior. É como se a linha vermelha ganhasse vida e brincasse com o espaço. Subindo, descendo, formando espaços e guiando o visitante como um tapete de boas vindas.



Sua forma é uma conseqüência da Logo do IAB (instituto dos Arquitetos do Brasil). Transformamos a forma curva em linhas retas, simples e angulares. Simplificamos a logomarca até chegarmos a uma estrutura base que é visível do alto. A forma resultou em um elemento convidativo e lúdico que direciona as atividades do estande.

Desde nossas idéias iniciais tínhamos o lúdico como conceito gerador. O arquiteto é mestre em brincar com formas, cores e funções criando espaços e sensações. Iniciamos com uma idéia de moldura que, como um leque, se espalharia radialmente pelo estande com alturas diferentes, em ordem crescente, até chegar a área de exposições de trabalhos, que seria o ápice do estande. Afinal, o trabalho do arquiteto é o resultado da transformação e criação.

O movimento de molduras não se mostrou claro no desenho. Iniciamos a união das molduras criando um movimento diferente, não mais ritmado, e sim descontínuo, que fortaleceu o conceito lúdico. Unindo o conceito inicial com a assimetria e a quebra do movimento rígido chegamos a um elemento que parecia “brincar de existir”. Ao unir o elemento à estrutura base da Logo do IAB o resultado que obtivemos foi à estrutura lúdica, em movimento, emoldurando os diferentes espaços do estande e convidando o visitante a entrar.



O elemento principal se encarrega de guiar o visitante pelo estande sem muita informação. A cada passo, dentro das linhas vermelhas, o visitante é surpreendido com um elemento inesperado, que pode ser um móvel, um vídeo ou um ângulo de visão.

De cada ponto do elemento vermelho temos uma moldura e uma visão diferente. São “frames” que juntos guiam o visitante da criação a criatura arquitetônica.

No espaço de encontro e reunião dos arquitetos temos como elemento principal as lâmpadas penduradas. A lâmpada em si é um elemento que representa a ideia. Ao unirmos diversas lâmpadas estamos representando a junção de diversas ideias. Como cada ideia é diferente, suas alturas são diferentes, iluminando de maneira desigual. Com as lâmpadas penduradas até a altura dos olhos do observador, as idéias se tornam palpáveis e atraentes.

Na área da exposição de projetos e TCC’s bancos rústicos se espalham pelo estande, como a idéia de um estudante de arquitetura, livres. Os trabalhos ganham destaque no painel, ao fim do estande, com a iluminação focando os trabalhos que flutuam no espaço como na mente do criador.
Lúdico é este espaço que traduz a psique do arquiteto. 











Gostaram?
Até a próxima!
Renata Guzzatti - ARK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário