sexta-feira, setembro 21, 2012

Graffiti Cafe por Studio Mode


Não tem como não se apaixonar! Este lindo Restaurante-Café fica em Varna na Bulgária. Ele encontra-se no térreo de um edifício em Varna. Além do projeto ser lindo ele é campeão. O Studio Mode acaba de ganhar o prêmio de melhor bar de 2012 pelo Restaurant & Bar Design Awards que foi celebrado no Royal Institute Of British Architects (RIBA).

 Os arquitetos tinham uma ideia formadora muito interessante: gerar uma continuidade entre rua ao espaço interno. Para conseguir este feito os arquitetos utilizaram o mesmo pavimento da calçada no espaço interno do restaurante e ainda pegaram alguns elementos da fachada do hotel e reutilizaram em suas paredes em locais estratégicos. Dessa forma a pessoa que passa na rua sente-se convidada a entrar no espaço.

O segredo do espaço está nos detalhes. Os elementos lineares, que envolvem pilares e teto, foram feitos de compensado de madeira cortado por um computador (CNC). As peças dão moviemento e ritmo ao espaço e o distancioamento das peças revelam a profundidade do teto. Tanto a estrutura em madeira como as peças cerâmicas foram trabalhadas para amenizar o ruído que o local possuía. Agora o ambiente está confortável acústicamente. Escondido em meio a estrutura estão os tubos de água, ar-condicionado e iluminação, espuma para absorver o ruído e as luminárias.

 O conforto visual é oferecido através das cortinas brancas que vão do teto ao chão passando conforto e privacidade. O desenho resultante nos pilares lembra os pés de mesas tão tradicionais no antigo mobiliário búlgaro. O piso e o teto se analisados individualmente ou em conjunto são inspirados nas obras de Escher, um ótimo artista gráfico alemão. 

O espaço faz jus a galeria de arte que encontra-se nos andares superiores e ainda valoriza o espaço.
Lindo o projeto! Deixo vocês com as imagens. Divirtam-se!
Renata Guzzatti - ARK




















Nenhum comentário:

Postar um comentário