terça-feira, setembro 18, 2012

Gesso - tendências e utilidades


O gesso vem sendo usada cada vez mais na decoração. É um material bem versátil pois derve tanto para revestir o teto e embutir instalações quanto criar divisórias e paineis ou ainda criar cenários dependendo da instalação feita.

 Painel de Gesso

Algumas vantagens do gesso é que sobre o rebaixo pode-se passar qualquer instalação e esconder vigas, tubos deixando o teto lisinho. Um rebaixo bem pensado pode dar conforto ao espaço aproximando o chão do teto em um nível confortável.



No caso das divisórias de gesso além de serem fáceis de montar e de reparar em caso de algum dano, são alternativas rápidas de se redividir algum espaço. As placas de gesso são aplicadas a uma moldura de aço ou madeira. O meio é oco e permite que as instalações correm livres no vão. Depois de pintado visualmente não se nota a diferença entre o gesso e a parede.

Infelizmente a mão-de-obra ainda não é suficiente para atender a demanda. E por isso o serviço acaba ficando caro. Mas nada que com o tempo isso não mude.

Quanto as tendências para o gesso no teto hoje aqueles detalhes clássicos arredondados já são coisa do passado. A máxima modernista é que comanda : "Menos é mais" disse o arquiteto modernista Mies Van Der Rohe.  Então quanto meos detalhe no gesso melhor. Esqueça as curvas e bola. Linhas retas e bem definidas é que estão em alta. Até mesmo gesso liso apenas com os pontos de iluminação são uma boa opção. Para as cimalhas a regra é a mesma: lisas, retas e sem muitas ranhuras.

Então deixo vocês com imagens para inspirar e até a próxima!
Renata Guzzatti - ARK








 





Nenhum comentário:

Postar um comentário