domingo, setembro 02, 2012

A Alta Linha - por James Corner Field Operations e Diller Scofideo + Renfro


Os projetos para tornar a cidade de Nova Iorque uma cidade mais verde já estão começando. Um antigo trilho abandonado dá lugar a uma passarela com solário, estar e espaço para caminhada. Pela complexidade do projeto este foi dividido em parte. Esta é a parte recém inaugurada a Seção 1.

Esta parte possui 2,4km de extensão e passa por 22 quadras no lado oeste de Manhattan. Os responsáveis pelo projeto são James Corner Field Operations e Diller Scofideo + Renfro. As fotos pertencem a Iwan Baan.

O projeto foi o vencedor de um concurso em 2004 e o projeto além do desenho urbano e arquitetônico ganhou destaque por se preocupar com a administração do parque, manutenção e acesso. A inteção principal era fazer desta área a área de lazer dos trabalhadores industriais e portuários. O conceito criado foi o de "Agro-tetura" ou seja, unir as plantações e a área verde aos pedestres em um espaço orgânico e de integração. O espaço permite que o morador da região plante hortaliças e verduras e utilize a área verde como horta urbana. 

Para a caminhada pela linha não ficar cansativa o desenho foi criando caminhos ondulados e onde os caminhos se abriam formou-se os espaços de descanso e reunião. A união da vida urbana agitada com este espaço verde transforma a região toda e os nova iorquinos contam os segundos para ter toda a área concluída.
Até a próxima - ARK










Nenhum comentário:

Postar um comentário