sexta-feira, agosto 10, 2012

Os Ambientes de Friends!
























A série de maior sucesso dos anos 90 chega ao ARK Blog para mostrar que mesmo em cenários há muita linguagem arquitetônica! Como sou fã assídua da série desde 1997 e já assisti apaixonadamente a todos os episódios decidi dedicar um post a este Sitcom de David Crane e Martha Kauffman. A série contava a história de 6 amigos solteiros que procuravam amor, diversão e um futuro em Nova Iorque. Durante 10 anos Monica, Chandler, Rachel, Phoebe, Ross e Joey divertiram o mundo com os episódios de meia hora mais engraçados da tv. O cenário foi feito por Greg Grande que fez outros tantos cenários na telinha americana. Vamos então começar a explorar o cenário de Friends! Pra começar.... 

Central Perk:

 O café mais procurado pelos personagens. Vários episódios tiveram momentos de conversa e tomadas de decisões neste espaço. Um típico café americano com guloseimas e os mais diversos tipos de bebidas com café. Sua decoração é bem nova iorquina com os tijolinhos aparentes e as esquadrias em verde escuro. Os  móveis possuem tecidos marcantes. O estofado principal é o sofá em veludo alaranjado que aparece até na abertura da série. Muito tecido para esquentar o cenário e deixar aconchegante o espaço. Nos anos 90 o veludo era o que tiha de grande tendência nos móveis e no cenário de Friends ele foi super explorado. As mesas em bancadas são em madeira escura e com detalhes clássicos que os americanos adoram. O Central Perk oferece ao cliente vários espaços próprios para conversar com amigos criando um clima intimista o que fortalece a relação dos personagens com o espaço.





Agora vamos ao apartamento de Monica + Rachel  e Chandler + Joey




 Apartamento Monica + Rachel:

O point preferido de todo o elenco. O espaço é perfeito para receber. Sofás confortáveis e em tons neutros deixam o ambiente leve. Detalhe fundamental, afinal o fundo do cenário é cheio de informações e cores marcantes. Neste cenário Greg fez o contrário do que normalmente vemos na decoração. Aqui as peças principais são neutras e as de funda são destacadas. O estilo do apartamento é bem eclético e cheio de informações. Mesmo com toda essa miscelânea de objetos o apartamento é não fica carregado. Como a Monica, dona do apartamento, é apaixonada pela cozinha Greg destacou a mesma com o tom verde e as mesas amarelas. Desse jeito a característica dela está sempre presente no cenário mesmo ns cenas realizadas na sala de tv.



Apartamento Chandler + Joey:

Solteiros e livres, estas palavras foram as chaves usadas por Gerg para montar o apartamento dos meninos. Como eles não tem intenção de receber ninguém por muito tempo o sofá do apartamento fica esquecido no canto e serve só para deitar enquanto toca violão. Apenas duas poltronas dignas de um descanso de rei encontram-se no centro da sala. O espaço mais valorizado é o da TV. O tamanho do móvel destaca a importância que ela tem na vida dos dois personagens. A cozinha do apartamento é bem pequena e pouco usada. Tanto que nem mesa possui, no seu lugar foi colocada uma mesa de totó (fla-flu, pacal...) . Como já falei aqui em outro post, os tons sóbrios com domínio dos tons terrosos e das linhas retas torna o espaço bem masculino e o resultado do apartamento é quase como um clube do bolinha. Tudo que um solteiro precisa e quer.



Apartamento da Phoebe:

O apartamento da Phoebe aparece bem menos que o da Monica e do Chandler. Nem por isso é menos importante. Phoebe tem um estilo de vida mais "natural", a característica da personagem reflete nas cores do apartamento. O verde remete a natureza e os toques em amarelo, vinho e vermelho fazem com que o espaço lembre as cores de uma flor. O altar e alguns moveis com inspiração indiana refletem o espiritualismo da personagem.
























Apartamento do Ross:

Ross é professor universitário e um paleontologista.  Por ser o mais responsável da turma seu apartamento reflete esta imagem. Cores bem sóbrias, tons de marrom e detalhes clássicos fazem com que o apartamento de Ross lembre uma biblioteca. O sofá é bem confortável para encarar as longas horas de estudo e a mesa a frente dá suporte pois sua altura é maior que das tradicioais mesas de centro.

Depois de observar este cenário comecei a estudar alguns outros. Quem sabe no próximo post sua série favorita tenha o cenário explorado? Se tiver algum pedido é só comentar. Espero que tenham gostado.
Att,
Renata Guzzatti - ARK

Um comentário:

  1. Adorei a publicação! Amo Friends e ver essas correlações foi muito legal! Parabéns

    ResponderExcluir