segunda-feira, agosto 27, 2012

Cadeira Panton


Verner Panton foi sem dúvida um dos designers mais influentes dos anos 60 e 70. Veio de umas das escolas mais famosas de design de sua época. Nascido e criado na Dinamarca foi lá que criou uma das peças mais icônicas e atemporais de todas, a cadeira Panton.

Seu design curvo e o material moderno a transformaram em um ícone do design mundial e em uma peça tão atual que nem o tempo foi capaz de barra-la.

Ainda nos anos 60 Panton mudou-se para a Suíça e lá criou toda uma linha de móveis e luminárias utilizando materiais modernos como plástico e acrílico. Em busca de alguém para produzir a cadeira em grande escala Panton se une a Vitra e em 1967 a cadeira Panton é apresentada ao mundo. 

A famosa cadeira de plástico rendeu a Panton diversos prêmios e reconhecimentos no mundo do design e da tecnologia. Uma das primeiras Panton Chair produzidas encontra-se no MoMA (Museum of Modern Art) em Nova Iorque. As cores originais foram branca, preto e vermelho mas hoje podemos ver cadeiras panton de todas as cores.

Nos ambientes, mesmo do mais clássico ao mais moderno, a cadeira panton se destaca pela forma e por seu material. Qualquer combinação funciona e a cadeira traz modernidade e criativida ao espaço onde é utilizada. A queridinha dos designers e arquitetos é referência e conceito para a criação de espaços. Para qualquer ambinete a regra é a mesma, use a Panton para quebrar a seriedade e trazer modernidade.

Fiquem com lindas imagens desta peça única.
Até a próxima
Renata Guzzatti - ARK















Nenhum comentário:

Postar um comentário